Você está bebendo plástico na água?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai iniciar uma análise sobre os potenciais riscos da presença de plástico na água que bebemos.

Ela levará em conta as últimas pesquisas sobre a disseminação e o impacto dos chamados microplásticos - partículas que são pequenas o bastante para serem ingeridas.

Isso ocorre após um teste feito com 250 garrafas de água de 11 marcas líderes do mercado, incluindo a brasileira Minalba, ter mostrado que havia micropartículas de plástico em 93% delas.

Não há evidências de que microplásticos podem afetar a saúde humana, mas a OMS quer avaliar o quanto realmente se sabe sobre isso.

Bruce Gordon, coordenador do trabalho global da OMS em água e saneamento, disse à BBC que a questão principal é se o fato de ingerir partículas de plástico ao longo da vida poderia ter algum efeito. "O público está obviamente preocupado se isso vai deixá-los doentes no curto prazo e no longo prazo", afirmou.

"Quando pensamos sobre a composição do plástico, se pode haver toxinas nele, em que medida elas seriam nocivas e o que realmente as partículas podem fazer no corpo, não há uma pesquisa para nos responder", explicou.

"Geralmente temos um limite 'seguro', mas para definir isso precisamos entender se essas coisas são perigosas e em quais concentrações são perigosas."

Gordon enfatizou, no entanto, que uma ameaça muito maior na água vem de países onde ela pode estar contaminada pelo esgoto.

Segundo especialistas consultados pela BBC, pessoas que vivem em países onde a água da torneira pode ser poluída devem continuar a tomar água engarrafada.

Garrafas do mundo todo

O teste realizado na Universidade Estadual de Nova York e liderado pela Orb Media, organização jornalística sem fins lucrativos, examinou garrafas compradas em nove países diferentes, de cinco continentes, e descobriu uma média de dez partículas de plástico por litro, cada uma maior do que a espessura de um fio de cabelo.

Anualmente são produzidos 300 bilhões de litros de água engarrafada.

"Os números não são catastróficos, mas é algo preocupante", disse à BBC Sherri Mason, professora de química da Universidade de Nova York, que conduziu a análise.

"Encontramos plástico em todas as garrafas e marcas", diz. "O teste mostra que o plástico tornou-se um material tão presente na nossa sociedade que agora está até passando para a água."

As empresas avaliadas afirmam que seus produtos atendem aos mais altos padrões de segurança e de qualidade. E dizem que falta regulamentação sobre microplásticos e que não há métodos padronizados para testes.

No ano passado, Mason encontrou partículas de plástico em amostras de água da torneira. Outros estudos também as detectaram em frutos do mar, cerveja, sal marinho e até no ar.

Para a pesquisadora, os cientistas agora precisam ser capazes de responder se os microplásticos podem ser prejudiciais à saúde.

"O que sabemos é que algumas dessas partículas são suficientemente grandes e, que uma vez ingeridas, provavelmente são expelidas. Mas antes elas podem liberar produtos químicos que prejudiquem à saúde", diz.

"Algumas dessas partículas são tão incrivelmente pequenas que podem atravessar o revestimento do trato gastrointestinal e serem levadas para todo o corpo, e não sabemos as implicações que terão nos órgãos e tecidos."

Como foi o teste

A pesquisa com água engarrafada envolveu a compra de embalagens de 11 marcas globais e de países escolhidos por suas grandes populações ou seu consumo relativamente alto de água engarrafada.

As marcas avaliadas foram:

- Aquafina

- Aqua

- Bisleri

- Dasani (coca-cola)

- Epura

- Evian

- Gerolsteiner

- Minalba

- Nestlé Pure Life

- San Pellegrino

- Wahaha

Para realizar o teste, a equipe de Mason impregnou a água das garrafas com um corante chamado Nile Red, uma técnica recentemente desenvolvida por cientistas britânicos para a rápida detecção de plástico na água do mar.

Estudos anteriores estabeleceram como o corante adere a pedaços de plástico que flutuam de forma livre e os torna fluorescentes sob certos comprimentos de onda da luz.

No teste, os cientistas filtraram as amostras tingidas e depois contaram cada pedaço maior que 100 mícrons - aproximadamente 0,1 milímetro.

Algumas dessas partículas, grandes o suficiente para serem manipuladas individualmente, foram então analisadas por espectroscopia infravermelha, confirmadas como plásticas e identificadas como tipos específicos de polímero.

De onde vem o plástico?

Segundo especialistas, dada a quantidade de polipropileno, usado nas tampinhas de garrafa, uma teoria é que o ato de abrir uma garrafa pode derramar essas partículas lá dentro.

Empresas negam

A BBC contatou todas as empresas envolvidas - a maioria delas respondeu.

A brasileira Minalba disse que seu processo de extração e envase da água da fonte mineral Água Santa, localizada em Campos do Jordão (SP), segue todos os padrões de qualidade e segurança exigidos pela legislação brasileira, "refletindo, com rigor, a manutenção das propriedades minerais vindas da natureza".

A Nestlé disse que seus próprios testes internos para microplásticos começaram há mais de dois anos e não detectaram nenhum vestígio de partículas acima do mínimo esperado.

Um porta-voz acrescentou que o estudo da professora Mason falhou nas principais etapas para evitar "falsos positivos" e convidou o Orb Media para comparar métodos.

A marca Gerolsteiner também disse que estava testando a quantidade de microplásticos havia vários anos e que os resultados mostraram níveis "significativamente abaixo dos limites para partículas" estabelecidos para empresas farmacêuticas. E que não conseguiu entender as conclusões do teste, já que as micropartículas estão "em todo lugar", podendo entrar nos produtos pelo ar ou pelos materiais de embalagem durante o processo de engarrafamento.

A Coca-Cola, dona da Dasani, disse ter alguns dos mais rigorosos padrões de qualidade na indústria e usou um" processo de filtração multipasso". E também afirmou que os microplásticos "parecem ser onipresentes e, portanto, podem ser encontrados em níveis mínimos mesmo em produtos altamente tratados".

A Danone, fabricante da Aqua e da Evian, disse que não poderia comentar o estudo porque "a metodologia utilizada não é clara", mas acrescentou que suas garrafas tinham qualidade de embalagem alimentar.

A empresa ressaltou que não há regulamentos sobre microplásticos ou um consenso científico sobre testes, e também destacou um estudo alemão muito menor, realizado no ano passado, que encontrou partículas de plástico em garrafas de uso único, mas não acima de uma quantidade estatisticamente significante.

A PepsiCo disse que sua marca Aquafina tem "medidas rigorosas de controle de qualidade, práticas de fabricação sanitária, filtração e outros mecanismos de segurança alimentar que produzem um produto confiável e seguro". Descreveu ainda o estudo dos microplásticos como um campo emergente e que requer análise científica adicional.

Publicação: David Shukman

                 Da BBC News

  • Cabelos
  • Nutracêuticos
  • Difusores
  • Corpo
  • Pés e Mãos
  • Rosto




  • Novos Neurônios com um Simples Exercício

    Somos capazes de criar novos neurônios em qualquer idade com um simples exercício.Calce os tênis, seu cérebro agradecerá

    ... saiba mais

  • 9 Sinais de que Você está Envelhecendo

    Os sinais de que os anos estão passando. Podemos desfrutar da vida ainda que tenhamos uma idade avançada.

    ... saiba mais

  • Sorvete para Pacientes em Quimioterapia

    Pesquisadoras brasileiras criam sorvete que alivia sintomas em pacientes sob quimioterapia

    ... saiba mais

  • Sinal Vermelho para Gordurinha Abdominal

    Saiba como se beneficiar da laranja vermelha e do Opuntia fícus para entrar em forma.

    ... saiba mais

  • Intestino é Nosso 2º Cérebro

    Porque o intestino é considerado nosso 2º cérebro e outros 5 fatos surpreendentes sobre o órgão.

    ... saiba mais

  • Óleo de coco é realmente saudável?

    O óleo de coco está definitivamente na moda mas os rumores dos benefícios à saúde do óleo de coco são reais?

    ... saiba mais

  • Desenvolvimento Sustentável em Debate

    A Dehon é coordenadora executiva do Movimento ODS que promove o debate com lideranças sobre o desenvolvimento sustentável

    ... saiba mais

  • Os Números da Obesidade no Brasil

    A nova realidade do Brasil: 1 em cada 5 adultos é obeso e metade da população está acima do peso.

    ... saiba mais

  • Não Fumantes e Câncer de Pulmão

    Por que não fumantes estão sofrendo cada vez mais com o câncer de pulmão?

    ... saiba mais

  • Como Devo Dormir, Segundo a Ciência

    Dormir de lado é melhor do que dormir de bruços, mas qual lado é melhor?

    ... saiba mais

  • Porque não Comer Carboidratos Bege

    Dietas pobres em carboidratos costumam ser conhecidas pela rápida perda de peso. Mas você sabia que a cor dos carboidratos que você consome também

    ... saiba mais

  • 1º de agosto- Dia de Sobrecarga da Terra

    A partir de 1º de agosto a Humanidade entra em déficit ambiental com o planeta. Dia da sobregarga chega mais cedo.

    ... saiba mais

  • Crianças com Desequilíbrio Hormonal

    Crianças brasileiras estão expostas a moléculas que mudam equilíbrio hormonal. Cosméticos são prováveis fontes de muitos disruptores endócrino

    ... saiba mais

  • Pílula Substituirá Injeção de Insulina

    Pesquisadores da Universidade de Harvard superaram desafio de absorção da insulina no estômago. Eles envolveram composto em material que permite ad

    ... saiba mais

  • Aspirina contra Alzheimer

    Estudo mostra que tratamento com baixas doses de aspirina pode ser um novo caminho para enfrentar a doença de Alzheimer .

    ... saiba mais

  • Libere os hormônios da felicidade.

    Os hormônios da felicidade: como desencadear efeitos da endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina.

    ... saiba mais

  • O VERDE-AMARELO TOMOU CONTA DA BELEZA!

    O que a natureza nos oferece para cuidar da beleza da pele e do cabelo? Os vegetais amarelados e os verdes são ricos em vitaminas e oligoelementos im

    ... saiba mais

  • MPF quer Liberar "Pílula do Câncer"

    MPF pede que a fosfoetanolamina seja reconhecida como suplemento alimentar e tenha comercialização liberada no país

    ... saiba mais

  • Novo Tratamento para Câncer Terminal

    Após terapia experimental, médicos dizem que mulher em estágio terminal está livre do câncer.

    ... saiba mais

  • Dia Mundial do Meio Ambiente

    5 ideias para reduzir a poluição plástica, tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2018.

    ... saiba mais

  • Possível cura para Calvície

    Uma potencial cura para a calvície foi descoberta a partir do uso de um medicamento que originalmente é utilizado para t

    ... saiba mais

  • Novo Medicamento para Esclerose Múltipla

    Medicamento se liga à célula de defesa e impede progressão da doença. Na esclerose, pacientes têm dificuldade para caminhar e podem apresentar co

    ... saiba mais

  • Café: Benefícios para a Mente e Corpo

    Beber café de excelente qualidade traz muitos benefícios para a mente e o corpo

    ... saiba mais

  • Adoçantes X Diabetes e Obesidade

    Adoçantes artificiais também podem aumentar riscos de obesidade e diabete, diz estudo

    ... saiba mais

  • O que comer antes de dormir

    O que comer antes de dormir para construir músculos, perder peso e melhorar humor.

    ... saiba mais

  • Herpes-zóster e o estresse

    Os primeiros sintomas da herpes-zóster parecem os de uma reação alérgica.

    ... saiba mais

  • Neurociência: Criança precisa ir pra rua

    Por que a garotada precisa brincar ao ar livre? Segundo a neurociência. Tempo dedicado às brincadeiras em ambientes naturais diminuiu nas últimas

    ... saiba mais

  • Mais chocolate, menos barriga, menos...

    Contribuir para perder a barriguinha e/ou diminuir a celulite comendo chocolate? Isso sim é notícia boa!

    ... saiba mais

  • Você está bebendo plástico na água?

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai iniciar uma análise sobre os potenciais riscos da presença de plástico na água que bebemos. Ela lev

    ... saiba mais

  • Queda capilar: 6 fatores que influenciam

    Os fatores que influenciam na saúde do cabelo: estresse, genética, químicas, vitaminas, hormônios e metabolismo.

    ... saiba mais

  • Dehon traz dr. Lair para Santa Catarina

    Dr Lair Ribeiro estará em Santa Catarina nos dias 10 e 11 de março para o 8º Encotro DEHON de Estudos e Atualização.

    ... saiba mais

  • Por onde começa o Câncer de Pâncreas

    Uma equipe internacional liderada pelo dr.Real acaba de descobrir em ratos o “grid de largada” do câncer pancreático.

    ... saiba mais

  • Cientistas criam "Plástico" de Batatas

    Fécula de batata e amido de milho podem se tornar copos descartáveis. Sabemos que o plástico é um problema sério para o planeta- os oceanos est

    ... saiba mais

  • Os 5 melhores exercícios físicos

    Se você acha que correr uma maratona é a maneira mais simples de ficar sempre em forma, está enganado. Pelo menos é o que dizem os estudiosos de H

    ... saiba mais

  • Refrigerante e a Obesidade Infantil

    Brasil: 56% das crianças bebem Coca-Cola antes de completar 1 ano O refrigerante está presente do cotidiano das crianças brasileiras desde muito c

    ... saiba mais

  • Por que se fala tanto em Ômega 3?

    Ômega 3 é um ácido graxo e está relacionado com a saúde e o rendimento físico e cerebral.

    ... saiba mais

  • Pesquisa Produz Chocolate com Probiótico

    Pesquisadora da USP produz chocolate funcional com probióticos Alimento com lactobacilos vivos melhora funções intestinal

    ... saiba mais

  • Hábitos que Podem Prejudicar a Tireoide

    Os hormônios produzidos pela glândula tireoide são responsáveis pelo metabolismo do corpo. Quando estes hormônios não são sintetizados em uma q

    ... saiba mais

  • Diabete Tipo 2 Eliminada com Dieta.

    Em experimento feito por britânicos, 149 diabéticos passaram três meses alimentando-se apenas de fórmula com baixas calorias

    ... saiba mais

  • Café e Chocolate e o Coração

    Café e chocolate reduzem chance de doenças cardíacas. O chocolate tenha alta concentração de cacau.

    ... saiba mais

  • Mais descanso e menos antibiótico

    Mais descanso e menos antibiótico: a receita para evitar superbactérias. Persiste no Brasil uma "cultura do antibiótico"Persiste no Brasil uma "cul

    ... saiba mais

  • Uso do Omeprazol dobra risco de câncer.

    De acordo com a pesquisa as drogas do grupo de inibidores de bomba de próton (IBP) – incluindo também Pantoprazol e lansoprazol – a medicação

    ... saiba mais

  • Relação entre Câncer e Açúcar

    Relação entre câncer e açúcar é diferente e mais forte do que se imaginava, diz estudo.

    ... saiba mais

  • CACAU: PRAZER SEM CULPA

    Nos últimos anos, surgiram muitas publicações cientificas sobre os benefícios dos flavonoides do cacau nas doenças cardíacas e no câncer.

    ... saiba mais

  • Câncer de Mama e Atividade Física

    No outubro rosa é bom lembrar da importância do exercício físico para a prevenção e o tratamento do câncer de mama.

    ... saiba mais

  • Ibuprofeno e o risco de parada cardíaca

    Pesquisa demonstra os problemas de anti-inflamatórios.

    ... saiba mais

  • Cabelos Brancos antes dos 30 anos?

    Um belo dia você acorda, penteia os cabelos e dá um grito! Você não tem nem 30 anos e já apareceram os primeiros fios brancos na sua cabeça!

    ... saiba mais

  • Movimento Nacional dos ODS: o que é?

    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    ... saiba mais

  • Cientistas criam cerveja probiótica

    Cientistas asiáticos criaram uma cerveja funcional probiótica que, segundo uma nova pesquisa, poderia impulsionar a imunidade e melhorar a saúde in

    ... saiba mais

  • Droga viva contra o câncer

    Os Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento que reestrutura o sistema imunológico do paciente para atacar o câncer.

    ... saiba mais

  • Estudo recomenda: consuma mais gorduras

    Estudo recomenda: consuma mais gorduras e menos carboidratos e frutas.

    ... saiba mais

  • Por uma Rotulagem Nutricional Adequada j

    Atualmente, mais da metade dos adultos brasileiros está com o peso acima do recomendado e 19% são consideradas obesos. Entre as crianças de 5 a 9 a

    ... saiba mais

  • Ativos Clareadores: uma visão geral

    Uma visão geral dos estudos realizados para ativos clareadores.

    ... saiba mais

  • Hipotireoidismo

    Geralmente encontramos opiniões que relacionam o hipotireoidismo apenas com o ganho de peso e a maior dificuldade no...

    ... saiba mais

  • Margarina faz mal à saúde mesmo?

    A margarina é um produto muito didático quando queremos avaliar de que forma o poder da indústria e da mídia ligada à...

    ... saiba mais

  • Melatonina melhora desempenho esportivo

    Em testes com ratos, o hormônio do sono aumenta em até 150% o tempo de execução da atividade física, mostra estudo...

    ... saiba mais

  • Sintomas silenciosos do câncer de pele

    Às vésperas do início do verão, médicos alertam para sintomas silenciosos do câncer de pele

    ... saiba mais


Cadastre-se e receba nossos informativos promocionais

Redes Sociais