Por que está todo mundo com alergia?

Publicado em: BBC Brasil -  Alexandra Santos

Em todo o mundo, as crianças estão mais propensas do que nunca a desenvolver alergias alimentares.

As investigações recentes sobre a morte de dois adolescentes britânicos ao comer gergelim e amendoim chamaram atenção para as consequências muitas vezes trágicas. Em agosto, uma menina de seis anos no oeste da Austrália morreu em decorrência de uma alergia a laticínios.

O aumento das alergias registrado nas últimas décadas é visível principalmente no Ocidente. A alergia alimentar afeta hoje cerca de 7% das crianças no Reino Unido e 9% na Austrália, por exemplo. Em toda a Europa, 2% dos adultos têm alergias alimentares.

As reações possivelmente fatais podem ser induzidas até mesmo por vestígios de alimentos que ativam a alergia, o que significa que pacientes e familiares vivem ansiosos e com medo. As restrições alimentares que eles seguem podem se tornar um fardo para a vida social e familiar.

Embora não possamos dizer com certeza por que as taxas de alergia estão aumentando, pesquisadores de todo o mundo estão se esforçando para encontrar formas de combater esse fenômeno.

Onde as alergias alimentares são mais prováveis ​​de ocorrer?

A frequência das alergias alimentares aumentou nos últimos 30 anos, principalmente nas sociedades industrializadas. O tamanho do aumento depende do tipo de alimentação e de onde o paciente vive.

Por exemplo, houve um crescimento de cinco vezes nas alergias a amendoim no Reino Unido entre 1995 e 2016.

Uma pesquisa com 1,3 mil crianças de três anos para o Estudo EAT da universidade King's College London, no Reino Unido, sugeriu que 2,5% têm alergia ao amendoim.

A Austrália tem a maior taxa de alergia alimentar confirmada. Um levantamento descobriu que 9% das crianças australianas de um ano tinham alergia a ovo, enquanto 3% eram alérgicas a amendoim.

O aumento das alergias não se deve simplesmente ao fato de a sociedade estar mais consciente delas e de conseguir diagnosticá-las melhor.

Acredita-se que o aumento da sensibilidade aos alimentos esteja relacionado a fatores ambientais e ao estilo de vida ocidental.

Sabemos que há taxas mais baixas de alergias nos países em desenvolvimento. E que também são mais propensas de ocorrer em áreas urbanas do que rurais.

Os fatores envolvidos podem incluir poluição, mudanças na dieta e menos exposição a micróbios, que mudam a maneira como nossos sistemas imunológicos reagem.

Os migrantes parecem apresentar uma incidência maior de asma e alergia alimentar no país em que escolheram viver em relação a seu país de origem, ilustrando ainda mais a importância dos fatores ambientais.

Algumas explicações possíveis

Não há uma única explicação para um aumento global das alergias a alimentos, mas a ciência tem algumas teorias.

Uma delas é que a melhoria da higiene pode ser uma das causas, já que as crianças não estão tendo tantas infecções.

As infecções parasitárias, em particular, são normalmente combatidas pelos mesmos mecanismos envolvidos no combate às alergias. Com menos parasitas para combater, o sistema imunológico se volta contra elementos que deveriam ser inofensivos.

Outra hipótese é que a vitamina D pode ajudar nosso sistema imunológico a desenvolver uma resposta saudável, nos deixando menos suscetíveis a alergias. Mas a maioria das populações ao redor do mundo não obtém vitamina D suficiente por várias razões, incluindo passar menos tempo ao sol. Nos EUA, acredita-se que a taxa de deficiência de vitamina D tenha quase dobrado em pouco mais de uma década.

Uma nova teoria de "exposição a alérgenos duplos" sugere que o desenvolvimento da alergia alimentar se deve ao equilíbrio entre o momento, a dose e a forma de exposição.

Por exemplo, o desenvolvimento de anticorpos antialérgicos pode ocorrer por meio da pele, principalmente da pele inflamada de bebês com eczema.

Mas acredita-se que a ingestão de alimentos que podem desencadear alergia durante o desmame pode levar a uma resposta saudável e prevenir o desenvolvimento da alergia, porque o sistema imunológico do intestino está preparado para tolerar bactérias e substâncias estranhas, como alimentos.

Esta foi a base para o Estudo LEAP do King's College London, que revelou uma redução de 80% nas alergias a amendoim em crianças de cinco anos que comiam regularmente o alimento desde o ano em que nasceram.

Esse estudo levou a mudanças nas diretrizes dos EUA sobre o consumo de amendoim na infância. Os pais do Reino Unido foram aconselhados a consultar um médico primeiro.

Impacto humano

As recentes mortes de adolescentes que sofriam de alergias alimentares no Reino Unido destacam o impacto humano desta condição e a importância do alerta claro e preciso nas embalagens.

Atualmente, não há cura para a alergia alimentar, e o controle da doença depende de evitar os alimentos que causam a reação e de um plano de tratamento de emergência em caso de exposição.

Mas até mesmo o diagnóstico inicial é um desafio. A principal maneira de identificar alergias alimentares é fazer com que o paciente consuma gradualmente quantidades maiores do alimento em questão sob supervisão médica.

No entanto, isso é angustiante para as crianças e tem riscos. Os testes de acompanhamento da reação do sistema imunológico também podem dar um falso positivo em crianças não alérgicas.

Mesmo após um diagnóstico bem sucedido, é difícil evitar alimentos que ativam a alergia, e reações acidentais são comuns.

A imunoterapia com alérgenos - administração de pequenas quantidades da substância - mostrou reduzir a sensibilidade dos pacientes alérgicos e pode proteger contra a exposição acidental.

Um teste recente com drogas de imunoterapia mostrou que 67% dos indivíduos alérgicos a amendoim poderiam consumir o equivalente a dois grãos após um ano, em comparação com 4% do grupo de controle. No entanto, eles ainda são alérgicos.

Outros tratamentos para alergia alimentar estão sendo estudados e são muito necessários.

Enquanto isso, as alergias continuarão sendo uma fonte de preocupação e parte da vida diária das crianças e de seus pais.

  • Cabelos
  • Nutracêuticos
  • Difusores
  • Corpo
  • Pés e Mãos
  • Rosto




  • Não dormir pode provocar doenças sérias.

    De obesidade a AVC, os problemas de saúde relacionados a noites mal dormidas

    ... saiba mais

  • Pesquisadores Criam Pomada Contra Aranha

    Todos os anos, a aranha-marrom (Loxosceles sp) pica cerca de 7 mil pessoas no Brasil. O veneno dela pode causar necrose

    ... saiba mais

  • Por que está todo mundo com alergia?

    O mundo está ficando cada vez mais alérgico a alimentos

    ... saiba mais

  • Plantar árvores é uma Medida de Saúde

    E se as cidades conseguissem, com uma só medida, reduzir a obesidade e a depressão, aumentar a produtividade e o bem-estar e diminuir a incidência

    ... saiba mais

  • O Perigo Escondido no Iogurte

    Iogurtes são considerados por muita gente um alimento saudável, mas um estudo mostrou que não é bem assim.

    ... saiba mais

  • Novos Neurônios com um Simples Exercício

    Somos capazes de criar novos neurônios em qualquer idade com um simples exercício.Calce os tênis, seu cérebro agradecerá

    ... saiba mais

  • 9 Sinais de que Você está Envelhecendo

    Os sinais de que os anos estão passando. Podemos desfrutar da vida ainda que tenhamos uma idade avançada.

    ... saiba mais

  • Sorvete para Pacientes em Quimioterapia

    Pesquisadoras brasileiras criam sorvete que alivia sintomas em pacientes sob quimioterapia

    ... saiba mais

  • Sinal Vermelho para Gordurinha Abdominal

    Saiba como se beneficiar da laranja vermelha e do Opuntia fícus para entrar em forma.

    ... saiba mais

  • Intestino é Nosso 2º Cérebro

    Porque o intestino é considerado nosso 2º cérebro e outros 5 fatos surpreendentes sobre o órgão.

    ... saiba mais

  • Óleo de coco é realmente saudável?

    O óleo de coco está definitivamente na moda mas os rumores dos benefícios à saúde do óleo de coco são reais?

    ... saiba mais

  • Desenvolvimento Sustentável em Debate

    A Dehon é coordenadora executiva do Movimento ODS que promove o debate com lideranças sobre o desenvolvimento sustentável

    ... saiba mais

  • Os Números da Obesidade no Brasil

    A nova realidade do Brasil: 1 em cada 5 adultos é obeso e metade da população está acima do peso.

    ... saiba mais

  • Não Fumantes e Câncer de Pulmão

    Por que não fumantes estão sofrendo cada vez mais com o câncer de pulmão?

    ... saiba mais

  • Como Devo Dormir, Segundo a Ciência

    Dormir de lado é melhor do que dormir de bruços, mas qual lado é melhor?

    ... saiba mais

  • Porque não Comer Carboidratos Bege

    Dietas pobres em carboidratos costumam ser conhecidas pela rápida perda de peso. Mas você sabia que a cor dos carboidratos que você consome também

    ... saiba mais

  • 1º de agosto- Dia de Sobrecarga da Terra

    A partir de 1º de agosto a Humanidade entra em déficit ambiental com o planeta. Dia da sobregarga chega mais cedo.

    ... saiba mais

  • Crianças com Desequilíbrio Hormonal

    Crianças brasileiras estão expostas a moléculas que mudam equilíbrio hormonal. Cosméticos são prováveis fontes de muitos disruptores endócrino

    ... saiba mais

  • Pílula Substituirá Injeção de Insulina

    Pesquisadores da Universidade de Harvard superaram desafio de absorção da insulina no estômago. Eles envolveram composto em material que permite ad

    ... saiba mais

  • Aspirina contra Alzheimer

    Estudo mostra que tratamento com baixas doses de aspirina pode ser um novo caminho para enfrentar a doença de Alzheimer .

    ... saiba mais

  • Libere os hormônios da felicidade.

    Os hormônios da felicidade: como desencadear efeitos da endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina.

    ... saiba mais

  • O VERDE-AMARELO TOMOU CONTA DA BELEZA!

    O que a natureza nos oferece para cuidar da beleza da pele e do cabelo? Os vegetais amarelados e os verdes são ricos em vitaminas e oligoelementos im

    ... saiba mais

  • MPF quer Liberar "Pílula do Câncer"

    MPF pede que a fosfoetanolamina seja reconhecida como suplemento alimentar e tenha comercialização liberada no país

    ... saiba mais

  • Novo Tratamento para Câncer Terminal

    Após terapia experimental, médicos dizem que mulher em estágio terminal está livre do câncer.

    ... saiba mais

  • Dia Mundial do Meio Ambiente

    5 ideias para reduzir a poluição plástica, tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2018.

    ... saiba mais

  • Possível cura para Calvície

    Uma potencial cura para a calvície foi descoberta a partir do uso de um medicamento que originalmente é utilizado para t

    ... saiba mais

  • Novo Medicamento para Esclerose Múltipla

    Medicamento se liga à célula de defesa e impede progressão da doença. Na esclerose, pacientes têm dificuldade para caminhar e podem apresentar co

    ... saiba mais

  • Café: Benefícios para a Mente e Corpo

    Beber café de excelente qualidade traz muitos benefícios para a mente e o corpo

    ... saiba mais

  • Adoçantes X Diabetes e Obesidade

    Adoçantes artificiais também podem aumentar riscos de obesidade e diabete, diz estudo

    ... saiba mais

  • O que comer antes de dormir

    O que comer antes de dormir para construir músculos, perder peso e melhorar humor.

    ... saiba mais

  • Herpes-zóster e o estresse

    Os primeiros sintomas da herpes-zóster parecem os de uma reação alérgica.

    ... saiba mais

  • Neurociência: Criança precisa ir pra rua

    Por que a garotada precisa brincar ao ar livre? Segundo a neurociência. Tempo dedicado às brincadeiras em ambientes naturais diminuiu nas últimas

    ... saiba mais

  • Mais chocolate, menos barriga, menos...

    Contribuir para perder a barriguinha e/ou diminuir a celulite comendo chocolate? Isso sim é notícia boa!

    ... saiba mais

  • Você está bebendo plástico na água?

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai iniciar uma análise sobre os potenciais riscos da presença de plástico na água que bebemos. Ela lev

    ... saiba mais

  • Queda capilar: 6 fatores que influenciam

    Os fatores que influenciam na saúde do cabelo: estresse, genética, químicas, vitaminas, hormônios e metabolismo.

    ... saiba mais

  • Dehon traz dr. Lair para Santa Catarina

    Dr Lair Ribeiro estará em Santa Catarina nos dias 10 e 11 de março para o 8º Encotro DEHON de Estudos e Atualização.

    ... saiba mais

  • Por onde começa o Câncer de Pâncreas

    Uma equipe internacional liderada pelo dr.Real acaba de descobrir em ratos o “grid de largada” do câncer pancreático.

    ... saiba mais

  • Cientistas criam "Plástico" de Batatas

    Fécula de batata e amido de milho podem se tornar copos descartáveis. Sabemos que o plástico é um problema sério para o planeta- os oceanos est

    ... saiba mais

  • Os 5 melhores exercícios físicos

    Se você acha que correr uma maratona é a maneira mais simples de ficar sempre em forma, está enganado. Pelo menos é o que dizem os estudiosos de H

    ... saiba mais

  • Refrigerante e a Obesidade Infantil

    Brasil: 56% das crianças bebem Coca-Cola antes de completar 1 ano O refrigerante está presente do cotidiano das crianças brasileiras desde muito c

    ... saiba mais

  • Por que se fala tanto em Ômega 3?

    Ômega 3 é um ácido graxo e está relacionado com a saúde e o rendimento físico e cerebral.

    ... saiba mais

  • Pesquisa Produz Chocolate com Probiótico

    Pesquisadora da USP produz chocolate funcional com probióticos Alimento com lactobacilos vivos melhora funções intestinal

    ... saiba mais

  • Hábitos que Podem Prejudicar a Tireoide

    Os hormônios produzidos pela glândula tireoide são responsáveis pelo metabolismo do corpo. Quando estes hormônios não são sintetizados em uma q

    ... saiba mais

  • Diabete Tipo 2 Eliminada com Dieta.

    Em experimento feito por britânicos, 149 diabéticos passaram três meses alimentando-se apenas de fórmula com baixas calorias

    ... saiba mais

  • Café e Chocolate e o Coração

    Café e chocolate reduzem chance de doenças cardíacas. O chocolate tenha alta concentração de cacau.

    ... saiba mais

  • Mais descanso e menos antibiótico

    Mais descanso e menos antibiótico: a receita para evitar superbactérias. Persiste no Brasil uma "cultura do antibiótico"Persiste no Brasil uma "cul

    ... saiba mais

  • Uso do Omeprazol dobra risco de câncer.

    De acordo com a pesquisa as drogas do grupo de inibidores de bomba de próton (IBP) – incluindo também Pantoprazol e lansoprazol – a medicação

    ... saiba mais

  • Relação entre Câncer e Açúcar

    Relação entre câncer e açúcar é diferente e mais forte do que se imaginava, diz estudo.

    ... saiba mais

  • CACAU: PRAZER SEM CULPA

    Nos últimos anos, surgiram muitas publicações cientificas sobre os benefícios dos flavonoides do cacau nas doenças cardíacas e no câncer.

    ... saiba mais

  • Câncer de Mama e Atividade Física

    No outubro rosa é bom lembrar da importância do exercício físico para a prevenção e o tratamento do câncer de mama.

    ... saiba mais

  • Ibuprofeno e o risco de parada cardíaca

    Pesquisa demonstra os problemas de anti-inflamatórios.

    ... saiba mais

  • Cabelos Brancos antes dos 30 anos?

    Um belo dia você acorda, penteia os cabelos e dá um grito! Você não tem nem 30 anos e já apareceram os primeiros fios brancos na sua cabeça!

    ... saiba mais

  • Movimento Nacional dos ODS: o que é?

    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    ... saiba mais

  • Cientistas criam cerveja probiótica

    Cientistas asiáticos criaram uma cerveja funcional probiótica que, segundo uma nova pesquisa, poderia impulsionar a imunidade e melhorar a saúde in

    ... saiba mais

  • Droga viva contra o câncer

    Os Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento que reestrutura o sistema imunológico do paciente para atacar o câncer.

    ... saiba mais

  • Estudo recomenda: consuma mais gorduras

    Estudo recomenda: consuma mais gorduras e menos carboidratos e frutas.

    ... saiba mais

  • Por uma Rotulagem Nutricional Adequada j

    Atualmente, mais da metade dos adultos brasileiros está com o peso acima do recomendado e 19% são consideradas obesos. Entre as crianças de 5 a 9 a

    ... saiba mais

  • Ativos Clareadores: uma visão geral

    Uma visão geral dos estudos realizados para ativos clareadores.

    ... saiba mais

  • Hipotireoidismo

    Geralmente encontramos opiniões que relacionam o hipotireoidismo apenas com o ganho de peso e a maior dificuldade no...

    ... saiba mais

  • Margarina faz mal à saúde mesmo?

    A margarina é um produto muito didático quando queremos avaliar de que forma o poder da indústria e da mídia ligada à...

    ... saiba mais

  • Melatonina melhora desempenho esportivo

    Em testes com ratos, o hormônio do sono aumenta em até 150% o tempo de execução da atividade física, mostra estudo...

    ... saiba mais

  • Sintomas silenciosos do câncer de pele

    Às vésperas do início do verão, médicos alertam para sintomas silenciosos do câncer de pele

    ... saiba mais


Cadastre-se e receba nossos informativos promocionais

Redes Sociais