Relação entre Câncer e Açúcar


Relação entre câncer e açúcar é diferente e mais forte do que se imaginava, diz estudo.

Uma nova pesquisa produzida por biólogos moleculares da Bélgica finalmente descobriu qual é a relação entre o consumo de açúcar e o aparecimento de câncer - e não é apenas um efeito indireto ligado à obesidade.

A substância doce age favorecendo o crescimento de tumores nas células do corpo, em um fenômeno que ganhou o nome de "efeito Warburg".

 

Efeito Warburg estimula crescimento de tumor

De acordo com o comunicado à imprensa da Katholieke Universiteit Leuven, o açúcar "desperta" as células cancerígenas.

"Nossa pesquisa revela que o consumo hiperativo de açúcar feito por células doentes leva a um ciclo vicioso de estimulação contínua do desenvolvimento e crescimento do câncer", disse o biólogo molecular belga Johan Thevelein, professor da universidade e autor principal do estudo.

O que é o efeito Warburb?

Publicada na revista especializada Nature Comunications, a pesquisa explica que o efeito Warburb é um fenômeno em que as células usam um processo diferente para transformar glicose e produzir energia.

Mesmo com todo oxigênio necessário para realizar o procedimento dentro da normalidade, essas unidades preferem usar o jeito diferente, que tem como resultado uma substância chamada ácido láctico.

 

"Até agora, não ficou claro se o efeito é apenas um sintoma de câncer ou uma causa", informou o estudo.

Relação entre açúcar e tumores

A equipe de pesquisa observou o comportamento das células de um fungo chamado levedura. O organismo foi escolhido por conter muito de uma proteína que também é encontrada em tumores humanos, chamada "Ras". Comumente ela está associada à capacidade de mutação dos tumores.

Ao observar a conexão entre a atividade de Ras e o metabolismo do açúcar nas leveduras, cientistas perceberam que havia o estímulo ao crescimento de células com tumores a medida em que leveduras consumiam mais açúcar.

Fonte: Revista Vix

Autor: GUILHERME ATHAIDE

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossos informativos promocionais

Dehon, Farmácia de Manipulação

Não se trata de propaganda, e sim, de descrição do produto, consulte sempre Um especialista. Medicamentos sob prescrição médica só serão dispensados mediante Apresentação da receita, envio por fax ou e-mail, sujeitos ainda a avaliação Do farmacêutico responsável.

As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área De saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma A medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema De saúde e prescrever o tratamento adequado.

Acesso Restrito


© Farmácia Dehon Ltda. Direitos Reservados

Acompanhe Dehon nas Redes Sociais

Facebook

Instagram

Youtube