Queda capilar: 6 fatores que influenciam


Os fatores que influenciam na saúde do cabelo: estresse, genética, químicas, vitaminas, hormônios e metabolismo.

Uma pessoa perde até cem fios de cabelo por dia, o  que é normal considerando que o couro cabeludo possui mais de cem mil fios.

Para saber se a queda capilar passou do padrão para um estado de alerta, você pode fazer um teste simples: passe as mãos nos cabelos e conte quantos fios se soltam naturalmente entre os dedos. Se o número for maior do que cinco pode ser um sinal de patologia.

Além do fator estético, a queda de cabelo pode significar problemas de saúde. Por isso, é importante investigar os motivos por trás da queda e buscar o tratamento adequado. Confira a seguir seis fatores que afetam a saúde do cabelo!

1. Estresse

O estresse físico ou emocional afeta a saúde como um todo e pode provocar a perda de cabelo. Isso ocorre pois o cérebro libera substâncias que aceleram a queda capilar quando precisa passar por longos períodos em estado de alerta.

Se não for tratado a tempo, o problema pode evoluir para uma alopecia areata. Nesse caso, um processo inflamatório na área da raiz dos fios provoca a queda concentrada em regiões circulares do couro cabeludo.

2. Genética

O principal vilão da queda capilar é a genética e os homens são os mais afetados nesse caso. O problema aqui se chama calvície e ocorre quando os folículos pilosos são estimulados por hormônios masculinos.

O resultado é a diminuição do ciclo de crescimento dos fios até que ocorra a interrupção total. Na maioria dos casos, a queda de cabelo é concentrada na parte superior do couro cabeludo, enquanto as laterais não sofrem alterações.

3. Químicas

Algumas coisas que são encaradas como cuidados com os cabelos, na verdade, podem danificar os fios e, em excesso, provocar a queda.

É o caso de produtos químicos, seja para pintar, descolorir ou alisar. Para fugir dessa armadilha, descubra a beleza dos fios naturais cuidando da saúde capilar.

4. Vitaminas

A falta ou o excesso de vitaminas e nutrientes também afeta o couro cabeludo. Os principais casos são deficiência de ferro, excesso de vitamina A e falta de proteína.

A vantagem nesses casos é que o tratamento é simples. Basta equilibrar a alimentação e os resultados serão percebidos em poucas semanas.

5. Hormônios

Os hormônios masculinos são os protagonistas na queda capilar genética. Por outro lado, os hormônios femininos podem ser responsáveis pela queda de cabelo em diversas ocasiões ao longo da vida das mulheres.

Qualquer situação com grande mudança hormonal pode ser um fator desencadeante para a perda de cabelo, como gravidez, mudança ou suspensão de pílula anticoncepcional e menopausa.

6. Metabolismo

Um metabolismo lento demais pode dificultar o trabalho dos vasos sanguíneos que irrigam o couro cabeludo. Assim, os fios não recebem a nutrição adequada e começam a cair. Diabetes, obesidade e hipertensão podem agravar esse quadro.

Há vários medicamentos no mercado que auxiliam no tratamento da queda capilar. Os produtos que contém Keranat são o segredo para a beleza dos fios, pois ajudam a recuperar a saúde dos cabelos, reduzindo a perda e aumentando o volume capilar. Dessa forma, seja qual for o motivo que prejudicou a saúde do couro cabeludo, a solução pode ser encontrada em um mesmo produto.

Agora, você já sabe quais são os principais fatores que levam à queda capilar. Lembrou de mais alguma causa para esse problema? Então deixe um comentário no post com suas opiniões sobre o tema.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossos informativos promocionais

Dehon, Farmácia de Manipulação

Não se trata de propaganda, e sim, de descrição do produto, consulte sempre Um especialista. Medicamentos sob prescrição médica só serão dispensados mediante Apresentação da receita, envio por fax ou e-mail, sujeitos ainda a avaliação Do farmacêutico responsável.

As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área De saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma A medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema De saúde e prescrever o tratamento adequado.

Acesso Restrito


© Farmácia Dehon Ltda. Direitos Reservados

Acompanhe Dehon nas Redes Sociais

Facebook

Instagram

Youtube