O que comer antes de dormir


O que comer antes de dormir para construir músculos, perder peso e melhorar humor.

O dia inteiro você se atenta ao que vai colocar no prato, mas pouco antes de dormir acaba esquecendo de comer ou ingere qualquer alimento? Dependendo dos seus objetivos ou necessidades, isso pode atrapalhar seu sono e, ainda, comprometer os resultados estéticos no longo prazo.

A seguir, saiba quais são os melhores alimentos para se comer à noite se você deseja perder peso, ganhar músculos ou apenas ter uma boa noite de sono.

Alimentação antes de dormir

Antes de mais nada, a nutricionista Gabriela Ghedini explica que é preciso saber o que não é indicado ingerir pouco antes de dormir. Isso porque, independente do seu objetivo, ele só será alcançado se o seu sono for de qualidade e isso, consequentemente, só irá acontecer se a noite de sono for bem sucedida.

"Por isso é importante evitar alimentos que atrapalham o sono, entre eles, destaco o chocolate ao leite, o café, ingestão alta de açúcares, chás escuros (preto, verde e branco), gengibre e canela", fala a especialista, citando alimentos com alto teor de açúcar e termogênicos, que vão aumentar a atividade do metabolismo, movimento contrário ao de descanso propício para o horário do sono.

O que comer antes do sono:

Para emagrecer

Para quem deseja perder alguns quilinhos na balança, o ideal é, de acordo com a nutricionista, apostar em alimentos que têm boa quantidade de ômega-3 e/ou gorduras boas.

"Esses componentes auxiliam a boa qualidade da atividade dos neurotransmissores e, no longo prazo, podem melhorar o humor, a ansiedade, a irritabilidade e até mesmo a depressão", explica Gabriela.

 

 
 
 
 
 
 

Com um sono de qualidade, o organismo funciona melhor e, consequentemente, o processo de emagrecimento se torna mais fácil.

Por isso, aposte em:

  • Mix de oleaginosas (castanha-do-Pará, castanha-de-caju, amêndoas, macadâmia, nozes)
  • Frutas secas (damasco, passas, tâmaras)
  • Abacate

Para ganhar músculos

Para construir massa magra, não basta ir à academia e apostar em estímulos de força, pois é durante a noite que o organismo dá aquela força para deixar o corpo durinho.

"Para quem busca hipertrofia, é muio importante apostar em alimentos ricos em proteínas de alta qualidade, pois são capazes de auxiliar a construção dos músculos. Alguns exemplos são ovo, proteína animal magra e iogurte", aconselha.

Veja opções:

  • Iogurte (desnatado ou não) com farelo de aveia
  • Ovo mexido com ricota
  • Crepioca com queijo cottage
  • Tapioca com queijo minas light
  • Clara de ovo cozida

Para dormir bem

Para ter uma melhor qualidade de sono, procure consumir na ceia alimentos fontes de triptofano, um aminoácido que ajuda a sintetizar serotonina, o hormônio do prazer.

É o caso de fontes de carboidratos, por se tratar de uma substância que participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono, e na melhora a produção de serotonina, que auxilia no relaxamento do corpo e cabeça.

A vitamina B6, encontrada na semente de gergelim, é fundamental para a conversão do triptofano em serotonina, tornando-se um alimento muito indicado para o sono.

Para isso, aposte em:

  • Banana prata com farelo de aveia
  • Abacate
  • 1 copo de leite de amêndoas

Chás para dormir melhor

Os chás também são boas opções para beber antes de dormir. "O maracujá, por exemplo, tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir. Já a camomila é uma erva com uma potente ação relaxante antes de dormir, principalmente quando consumida quente", aconselha Gabriela.

Publicado por:

ESCRITO PORMARIANA AMORIM

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossos informativos promocionais

Dehon, Farmácia de Manipulação

Não se trata de propaganda, e sim, de descrição do produto, consulte sempre Um especialista. Medicamentos sob prescrição médica só serão dispensados mediante Apresentação da receita, envio por fax ou e-mail, sujeitos ainda a avaliação Do farmacêutico responsável.

As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área De saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma A medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema De saúde e prescrever o tratamento adequado.

Acesso Restrito


© Farmácia Dehon Ltda. Direitos Reservados

Acompanhe Dehon nas Redes Sociais

Facebook

Instagram

Youtube