CACAU: PRAZER SEM CULPA


Nos últimos anos, surgiram muitas publicações cientificas sobre os benefícios dos flavonoides do cacau nas doenças cardíacas e no câncer.

O cacau é o fruto de uma árvore denominada cientificamente Theobroma cacao ou, mais popularmente, cacaueiro. Cerca de 70% da produção brasileira se dá na Bahia, local que permite boas condições climáticas para a árvore crescer e produzir frutos. As indústrias fabricam vários tipos de chocolate, com maior, menor ou zero teor de cacau, adição ou não de açúcar/edulcorante artificial ou leite, entre outros ingredientes. A partir das matérias-primas utilizadas na fabricação de chocolates, ficou conhecido que o cacau era o que concentrava a maior quantidade de antioxidantes, como os polifenóis.
Nos últimos anos, surgiram muitas publicações cientificas sobre os benefícios dos flavonoides do cacau nas doenças cardíacas e no câncer. O interesse maior é na atividade antioxidante que reduz a formação de radicais livres, mas outros efeitos já foram catalogados pelos pesquisadores: estimulação da síntese do óxido nítrico, melhora o fluxo sanguíneo e elasticidade arterial, redução da pressão arterial e da agregação plaquetária, ação semelhante à aspirina, aumento da sensibilidade à insulina e ações anti-inflamatórias em todo o corpo.
Todos esses benefícios, no entanto, só podem ser aproveitados por meio do consumo do chocolate amargo ou meio amargo, que possuem, pelo menos, 55% de cacau em sua composição. Quanto mais claro o chocolate, menos cacau ele tem – e, em compensação, mais adição de leite e açúcar ele recebe, o que torna o produto muito mais gorduroso, calórico e prejudicial à saúde.

Confira as principais vantagens do seu consumo para a saúde e beleza:

Humor

O cacau estimula a liberação de endorfinas, contribuindo para a síntese de serotonina, que ajuda a relaxar a aliviar o estresse. Por conta disso, garante maior disposição mental e combate a depressão.

Coração

Rico em flavonoides, que têm efeito antioxidante, o alimento age prevenindo o sistema cardiovascular e circulatório e impedindo a deposição de gordura nas artérias, combatendo a hipertensão. Além disso, contribui para reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).

Cérebro

Estas propriedades também favorecem a proliferação de neurônios no sistema nervoso, agindo como estimulante cerebral.

Emagrecimento

Os chocolates amargo e meio amargo são aliados da dieta. Além de controlarem a ansiedade e elevarem a sensação de bem-estar, evitando a compulsão por alimentos, eles saciam a vontade de comer doce, ao mesmo tempo em que promovem melhorias na saúde.

Publicado na:

AMBO: Associação Médica Brasileira de Prática Ortomolecular  e

Revista VIVA

Escrito por Marianna Feiteiro

 

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossos informativos promocionais

Dehon, Farmácia de Manipulação

Não se trata de propaganda, e sim, de descrição do produto, consulte sempre Um especialista. Medicamentos sob prescrição médica só serão dispensados mediante Apresentação da receita, envio por fax ou e-mail, sujeitos ainda a avaliação Do farmacêutico responsável.

As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área De saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma A medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema De saúde e prescrever o tratamento adequado.

Acesso Restrito


© Farmácia Dehon Ltda. Direitos Reservados

Acompanhe Dehon nas Redes Sociais

Facebook

Instagram

Youtube