Cabelos Brancos antes dos 30 anos?


Um belo dia você acorda, penteia os cabelos e dá um grito! Você não tem nem 30 anos e já apareceram os primeiros fios brancos na sua cabeça!

Cabelos brancos começam a aparecer devido ao acúmulo de uma substância que é chamada de peróxido. Os folículos capilares onde nascem os cabelos se desgastam e este acúmulo acaba bloqueando a síntese da melanina, que é quem confere a cor aos cabelos.

As razões que levam ao acúmulo do peróxido são muitas, mas principalmente a "sobra" de radicais livres com a idade, seguido pela herança genética, hormônios, toxinas e até a exposição a algumas substâncias.

Existe uma relação também do estresse com o aparecimento dos cabelos brancos, portanto aquela frase q sua mãe gritava “menino, vai me deixar com os cabelos brancos!” tem um fundo verídico. Acredita-se que o estresse, mais do que embranquecer os fios, faz com que eles caiam. Como os fios coloridos são mais finos que os brancos tenderiam a cair antes, dando a impressão de que a pessoa ficou com mais fios brancos. O estresse eleva a aceleração da glândula adrenal que gera aumento, também, de peróxido.

Como em qualquer prevenção, a alimentação é a chave, se você não quer sofrer com os cabelos brancos antes dos 50 anos, procure manter uma dieta rica em micronutrientes, especialmente complexo B: ovos, atum, salmão, sardinha, são exemplos de alimentos ricos nessas vitaminas. Fique ligado, pois o excesso de café e a ingestão de gorduras trans pode acelerar o aparecimento dos cabelos brancos. Vegetais fornecem grande parte dos maiores antioxidantes, portanto se quisermos compensar este processo de oxidação e radicais livres, eles devem fazer parte da rotina diária.

Todos os maus hábitos que levam ao envelhecimento precoce também contribuem para o aparecimento dos cabelos brancos, entre eles estão o tabagismo, o alcoolismo e o sedentarismo.

Aliados à teoria de que o estresse alavanca o processo, preciso dizer que os problemas emocionais também aceleram o aparecimento deles. Grandes frustrações, depressões e tristezas são capazes de fazer com q seu cabelo perca a cor antes do tempo.

Existe um suplemento relativamente novo no mercado das manipulações que tem, pelo menos em teoria, uma capacidade de melhorar este acúmulo de Peróxido nas raízes das unidades foliculares: "Curcumis melo L.", comercialmente tem o nome de Glisodin®.

Tem grande concentração de uma enzima chamada Superóxido Desmutase (SOD), que bioquimicamente atua na "inativação" destes complexos de Peróxido sendo um dos potentes antioxidantes primários.

 

Fonte: Blog dr Victor Sorrentino

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossos informativos promocionais

Dehon, Farmácia de Manipulação

Não se trata de propaganda, e sim, de descrição do produto, consulte sempre Um especialista. Medicamentos sob prescrição médica só serão dispensados mediante Apresentação da receita, envio por fax ou e-mail, sujeitos ainda a avaliação Do farmacêutico responsável.

As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área De saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma A medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema De saúde e prescrever o tratamento adequado.

Acesso Restrito


© Farmácia Dehon Ltda. Direitos Reservados

Acompanhe Dehon nas Redes Sociais

Facebook

Instagram

Youtube