BLOG

Green tea na Melhora da Cistite em Mulheres

As Infecções do Trato Urinário (ITUs) são as infecções comuns, conhecidas como doenças femininas, devido as diferenças de características anatômicas e fisiológicas baseadas do sexo. Escherichia coli (E. coli) é a causa mais comum de ITUs não complicadas em mulheres e é responsável por 75-95% dessas infecções.

O trimetoprim-sulfametoxazol (cotrimoxazol) é um antibiótico bem-tolerado e eficaz, tradicionalmente usado para tratar a cistite não complicada aguda como a primeira linha.
No entanto, a resistência ao cotrimoxazol entre as cepas de E. coli aumentou significativamente em todo o mundo nos últimos anos.
Considerando esse fato, recomenda-se que, se a prevalência de resistência ao cotrimoxazol entre as cepas de E. coli for igual ou superior a 20% em uma região, outros agentes antimicrobianos de primeira linha devem ser escolhidos.


Green tea
É um tipo de chá obtido a partir das folhas não fermentadas da Camellia sinensis. Possui propriedades anti-inflamatórias, antiartríticas, antibacterianas, antiangiogênicas, antioxidantes,
antiviral e neuroprotetora.

Alguns estudos in vitro demonstraram os efeitos antimicrobianos das catequinas e também efeitos sinérgicos entre catequinas e antibióticos, como cotrimoxazol e quinolonas contra a E.
coli;
Além disso, foi proposto que a quantidade de epigalocatequina (EGC) excretada na urina após a ingestão de um copo de 7,5 g de Green tea seria o suficiente para produzir
concentrações inibitórias mínimas de EGC.


Estudo Comprova
Green tea é Eficaz como Adjuvante no Tratamento da Cistite Aguda Não Complicada.
O objetivo desse estudo duplo-cego, randomizado e placebo-controlado foi avaliar a eficácia do Green tea como terapia adjuvante a terapia antimicrobiana (Sulfametoxazol +
Trimetoprima) padrão em mulheres com cistite aguda não complicada (KHEIRABADI; MEHRABANI; SARAFZADEH; DABAGHZADEH et al., 2019).


Resultados:
As mulheres que receberam Green tea tiveram redução significativa na prevalência dos
sintomas de cistite;
Houve também uma melhora significativa nos resultados de urinálise, exceto hematúria após 3 dias de tratamento.


Conclusão:
O Green tea foi eficaz como terapia adjuvante ao Sulfametoxazol + Trimetoprima no tratamento da cistite aguda não complicada.


Referências:
KHEIRABADI, Z.; MEHRABANI, M.; SARAFZADEH, F.; DABAGHZADEH, F. et al. Green tea
as an adjunctive therapy for treatment of acute uncomplicated cystitis in women: A randomized
clinical trial. Complement Ther Clin Pract, 34, p. 13-16, Feb 2019.

Fonte: Consulfarma

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossos informativos promocionais

Dehon, Farmácia de Manipulação

Não se trata de propaganda, e sim, de descrição do produto, consulte sempre um especialista. Medicamentos sob prescrição médica só serão dispensados mediante apresentação da receita, envio por e-mail ou whatsapp, sujeitos ainda a avaliação do farmacêutico responsável.

As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área de saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.

Área Restrita

Acompanhe Dehon nas redes sociais