DORES NAS "JUNTAS" NO FRIO?


Você sente dores articulares no inverno? Quando o frio chega algumas pessoas começam a reclamar da dor, aposto que você já deve ter ouvido a expressão “acho que vai esfriar mais, minhas juntas estão doendo” ou “esse frio faz mal para minha coluna”. Já ouviu certo? Sabe porque isso acontece? Vem descobrir.

Este tipo de dor não acomete somente idosos, mas os “novinhos” também.
Mas será que existe mesmo uma relação entre as variações de temperatura e as dores articulares?


A resposta é: sim!

Estudos comprovam que as variações de temperatura causam variações também na pressão atmosférica.
Essas amplitudes térmicas podem ter um papel direto nos sintomas percebidos pelas pessoas que já tem alguma lesão ou sensibilidade articular.
Especialmente idosos, por serem mais sensíveis ao frio e apresentarem características típicas do envelhecimento que acometem as articulações,
sentem mais as “juntas” com a redução de temperatura.

Então, o que realmente acontece para justificar esse fato? Conforme comentado acima, a variação de temperatura gera uma alteração na pressão do ar atmosférico.
No caso do frio, a queda da temperatura diminui a pressão. Com isso, diminui também o efeito compressivo do ar sob as células teciduais.
Isso deixa-as mais susceptíveis a processos inflamatórios e aumenta a sensibilidade dolorosa. Além dessa alteração causada pela diminuição de pressão,
o frio também diminui a maleabilidade dos tecidos, aumentando a sensação de rigidez e desconforto.


Como prevenir?

Para casos em que as dores são patológicas e causam verdadeira limitação ao indivíduo, deve-se procurar um fisioterapeuta.
Técnicas manuais que trabalham a maleabilidade dos tecidos e termoterapia que gera calor superficial ou profundo podem
oferecer alívio importante das dores articulares causadas pelo frio.
Mas não se esqueça que, apesar dessas técnicas de tratamento, é importante manter-se agasalhado e quentinho!

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto?

Entre em contato com um de nossos farmacêuticos e saiba outros tipos de tratamento

Enviar mensagem

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossos informativos promocionais

Dehon, Farmácia de Manipulação

Não se trata de propaganda, e sim, de descrição do produto, consulte sempre Um especialista. Medicamentos sob prescrição médica só serão dispensados mediante Apresentação da receita, envio por fax ou e-mail, sujeitos ainda a avaliação Do farmacêutico responsável.

As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área De saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma A medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema De saúde e prescrever o tratamento adequado.

Acesso Restrito


© Farmácia Dehon Ltda. Direitos Reservados

Acompanhe Dehon nas Redes Sociais

Facebook

Instagram

Youtube