BLOG

Cuidados com a pele na gestação

Confira os cuidados com a pele da gestante garantindo a saúde do bebê e a autoestima da mamãe Por @dravanessabremm

Queridas leitoras. Meu nome é Vanessa Bremm, sou médica dermatologista na cidade de Brusque e, como muitas de vocês, já passei pela período da gestação. A gestação é um momento único na vida da mulher. As gestantes passam por muitas alterações hormonais e por isso devemos ter uma atenção especial em relação aos cuidados com a pele. Devido a maior produção de um hormônio chamado MSH (hormônio melanoestimulante) pode haver  o escurecimento da linha média abdominal, das axilas e virilhas. Muitas mamães também notam que há uma maior pigmentação e tendência ao surgimento de manchas na face, o melasma.  Quanto antes tratar, melhores os resultados. As alterações hormonais também deixam a pele mais oleosa e acneica, queixa comum no consultório. Mas fiquem tranquilas mamães! Hoje existem muitos tratamentos que não vão prejudicar o seu bebê e vão deixar a sua pele linda, sendo todos prescritos por um médico capacitado, como o médico dermatologista. Inclusive, eu particularmente, gosto muito de manipular produtos especiais para cada gestante, tendo todo cuidado com cada “ativo” e “substância” que vai ser colocado no skincare da grávida. Um segredinho é nunca esquecer do uso do protetor solar, dando preferência para os protetores físicos. Existem, também, muitos cremes específicos para o corpo da gestante que vão evitar o surgimento de estrias. Afinal o crescimento e estiramento da pele durante a gravidez podem levar a flacidez e as temíveis estrias que deixam marcas definitivas e diminuem muito a autoestima da mulher. É muito importante controlar o ganho de peso com uma alimentação equilibrada rica em verduras, legumes, frutas e beber muita água. Nunca esquecendo de fazer uma hidratação corporal diária com produtos específicos prescritos pelo médico dermatologista. Mas se você fez tudo isso e mesmo assim as estrias apareceram, o melhor momento para tratá-las é quando ainda estão vermelhinhas. Hoje existem tecnologias que podem ser usadas inclusive durante a amamentação. Lembrando que toxina botulínica, o famoso botox, não pode ser realizado durante a gestação, mas durante a amamentação não tem problema, inclusive melhora muito a a autoestima da puérpera. É sempre importante lembrar que, além dos cuidados com a pele, o repelente deve ser o último produto a ser passado e deve ser específico para a gestante. 
A saúde do seu bebê e a sua saúde são assuntos sérios que devem ser tratados com respeito e por um profissional qualificado como o médico dermatologista.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossos informativos promocionais

Dehon, Farmácia de Manipulação

Não se trata de propaganda, e sim, de descrição do produto, consulte sempre um especialista. Medicamentos sob prescrição médica só serão dispensados mediante apresentação da receita, envio por e-mail ou whatsapp, sujeitos ainda a avaliação do farmacêutico responsável.

As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área de saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.

Área Restrita

Acompanhe Dehon nas redes sociais