É possível permanecer com o sistema imunológico fortalecido o ano todo?


À medida que os pacientes de covid-19 foram lotando os hospitais do mundo, a comunidade científica alertava a população da importância de se ter um sistema imune que funcione bem, já que entre os enfermos mais graves estão aqueles cujos organismos estão reagindo de uma maneira catastrófica.

É possível permanecer com o sistema imunológico fortalecido o ano todo?

Por: Ana Maria Merico

Farmacêutica Industrial

Diretora Técnica da Dehon

À medida que os pacientes de covid-19 foram lotando os hospitais do mundo, a comunidade científica alertava a população da importância de se ter um sistema imune que funcione bem, já que entre os enfermos mais graves estão aqueles cujos organismos estão reagindo de uma maneira catastrófica.

Portanto, para que o corpo possa se prevenir contra essa enfermidade e outras tantas, ou se recuperar delas com mais rapidez, fortalecer o sistema imunológico é uma estratégia vital. Também chamado de sistema imune, ele é constituído de tecidos, órgãos e células que fazem a defesa do organismo.

É importante lembrar que todos os dias estamos expostos aos agentes causadores de doenças. Por isso, nós preparamos algumas dicas para que você mantenha o sistema imunológico fortalecido, em prol de uma vida mais saudável.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunologia, para que as células do sistema imunológico possam exercer o seu papel corretamente é necessário que sejam ingeridos nutrientes adequados e em quantidades suficientes. Até o momento alguns pesquisadores observaram que são quatro os pilares de uma "boa imunidade": praticar exercícios físicos regularmente, reduzir o estresse, dormir bem e ter uma alimentação balanceada.

Mas o que é uma dieta balanceada?

Confira as dicas dos nutricionistas:

Monte um "prato colorido"

A recomendação é comer dez porções de 80 gramas por dia, sete de legumes e verduras e três de frutas, de cores diferentes. "Cada cor dos alimentos reflete o tipo de micronutrientes que têm neles".

Em relação aos micronutrientes, destacamos o zinco e o selênio.

"O zinco é encontrado nas carnes vermelhas e no fígado de frango. Também nas ostras, que são muito ricas em zinco."

Já o selênio é encontrado na castanha do Pará. "Duas castanhas por dia já são suficientes. A farinha de trigo também é fonte de selênio".

Não esqueça das "vitaminas antioxidantes"

As vitaminas A, C, D e E são muito importantes.

É importante ressaltar que não adianta tomar vitamina D sem ter a exposição ao sol. Porque o que ativa a vitamina D é o sol. De 15 a 20 minutos, é o suficiente.

Cuide de seu intestino

Pesquisas mostram a influência da nossa microbiota intestinal em nossa imunidade — nossos intestinos são habitados por 100 trilhões de bactérias de diferentes espécies. Neste sentido, é importante o consumo de fibras.

Infelizmente, não prestamos muita atenção a isso mas, a uma microbiota intestinal equilibrada é fundamental para se ter uma boa saúde. Inclusive a saúde mental.

Baixo consumo de álcool e sódio

O álcool e o sal em excesso podem ser prejudiciais para o sistema imunológico. Seu consumo deve ser feito com moderação.

Segundo pesquisa da Escola Médica da Universidade de Massachusetts (EUA), o consumo exagerado de álcool prejudica a capacidade do organismo de combater infecções virais, especialmente do sistema respiratório, inibindo o funcionamento de proteínas responsáveis pela regulação do sistema imune.

ADOTE BONS HÁBITOS

Adote a prática de exercícios físicos com regularidade

Além das dicas acima, também é preciso adicionar a prática de exercícios físicos a sua rotina. Estudos comprovaram que além de melhorar a qualidade de vida, os exercícios distribuem melhor os nutrientes pelo corpo e, assim, minimizam inflamações. Fazer esportes com regularidade também melhora a atuação das células de defesa, que conseguem englobar e destruir as ameaças ao corpo com mais facilidade. Além de contribuir na melhora do sono.

Cuidado também com a exposição prolonga ao sol.

Muitas pessoas aproveitam o verão para uma exposição prolongada ao sol, mas é bom ficar atento e se proteger, pois estudos científicos sugerem que uma exposição prolongada a radiação ultravioleta produz o que chamamos de imunossupressão, que é o ato de reduzir a atividade ou eficiência do sistema imunológico mediada pelo linfócito T, que são células do sistema imune responsáveis pela defesa do organismo contra agentes agressores.

Por último, evite o cigarro e estar exposto ao mesmo. Também é aconselhado evitar o consumo de bebidas alcoólicas e, se for o caso, beber com moderação.

Esperamos que essas dicas ajudem você a fortalecer o sistema imunológico!

Saiba mais e tire suas dúvidas com um dos farmacêuticos na Dehon mais próxima de você.

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