BLOG

Recomendação do Uso de T3 em Combinação com T4

Uso de T3 em combinação com T4 ou isoladamente foi recomendado pelo Joint British Thyroid Association e Society for Endocrinology.

Há um debate de longo tempo sobre o uso da terapia combinada de T3/T4 onde diversos estudos apresentaram resultados controversos com o uso combinado dos hormônios quando comparado a monoterapia com T4. No entanto, muitos pacientes continuam a relatar benefícios com a terapia combinada. Dessa forma a Joint British Thyroid Association/Society for endocrinology revisaram suas recomendações e apresentaram os resultados em um recente trabalho publicado em junho/2023 na Clinical Endocrinology.

Vale ressaltar que em 2014 a European Thyroid Association e a American Thyroid Association já haviam aceitado a prática da combinação de terapia T3/T4, podendo ser testada em circunstâncias excepcionais ou entre pacientes que não melhoram apenas com T4. No entanto, agora a Joint British Thyroid Association e Society for endocrinology declaram que, em primeiro lugar, a maioria dos pacientes com hipotireoidismo deve ser tratada apenas com levotiroxina. No entanto, a terapia combinada de T3/T4 pode ser considerada uma opção em condições importantes, incluindo:

  • Quando um diagnóstico de hipotireoidismo evidente (TSH documentado ≥ 10 mU/L e/ou T4 baixo pré-tratamento com hormônios de reposição da tireoide) é estabelecido. Se o hipotireoidismo evidente não puder ser confirmado, recomenda-se que os pacientes façam primeiro um teste sem T4 e repitam o TSH sérico após 6 semanas.
  • Para pacientes com hipotireoidismo evidente, antes da consideração de T3, a dose de T4 deve ser otimizada para um TSH na faixa alvo de 0,3-2,0 mU/L por 3 a 6 meses. Em alguns pacientes, pode ser aceitável ter TSH sérico abaixo do intervalo de referência (por exemplo, 0,1-0,3 mU/L).
  • Uma tentativa de terapia combinada pode ser justificada com hipotireoidismo evidente confirmado e sintomas persistentes, apesar do tratamento com T4 e a exclusão de outras comorbidades.
  • Os médicos não devem se sentir obrigados a iniciar T3 ou continuar a medicação T3 fornecida por outros profissionais de saúde ou acessada sem orientação médica se julgarem que isso não é do melhor interesse do paciente.
  • Ao optar por T3, um mínimo de 3 a 6 meses na terapia combinada deve ser considerado antes de determinar a resposta ao teste e, para avaliação, recomenda-se apenas o monitoramento com TSH sérico.
  • Os pacientes devem ser aconselhados sobre o risco de arritmias, perda óssea acelerada e acidente vascular cerebral associado ao hipertireoidismo iatrogênico e a necessidade de monitoramento a longo prazo.
  • Dada a meia-vida curta do T3, a divisão das doses em 24 horas é recomendada para muitas pessoas.
  • A associação conjunta não recomenda o uso de extrato de tireóide dessecado

.

Bibliografia consultada:

Ahluwalia R; et al. Use of liothyronine (T3) in hypothyroidism: Joint British Thyroid Association/Society for endocrinology consensus statement. Clinical Endocrinology, 2023.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossos informativos promocionais

Dehon, Farmácia de Manipulação

Não se trata de propaganda, e sim, de descrição do produto, consulte sempre um especialista. Medicamentos sob prescrição médica só serão dispensados mediante apresentação da receita, envio por e-mail ou whatsapp, sujeitos ainda a avaliação do farmacêutico responsável.

As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área de saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.

Área Restrita

Acompanhe Dehon nas redes sociais